A TV UFG é uma emissora educativa e cultural, de concessão da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE).
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
A TV UFG é uma emissora educativa e cultural, de concessão da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE).
Mas o que isso significa?
Quer dizer que a TV UFG prioriza conteúdos que sejam educativos – mas não necessariamente didáticos – e que promovam a cultura, a arte e a informação.
E quem é a Fundação RTVE?
É uma fundação sem fins lucrativos criada em 1996 para apoiar a Universidade Federal de Goiás (UFG) em ações de radiodifusão, comunicação, educação e cultura. Além de possuir a concessão da TV UFG, a Fundação RTVE desenvolve diversas atividades e presta serviços para instituições públicas e privadas nas áreas de comunicação, educação e cultura. Para saber mais sobre a Fundação RTVE, acesse o site: www.rtve.org.br.
E o que a TV UFG exibe?
A programação da emissora é composta pela programação da TV Brasil, nossa principal parceira de conteúdo, e por programas produzidos pela TV UFG, em que a maioria é resultado de projetos de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, também exibimos produções independentes e de outros parceiros, como o Canal Futura, a Rede IFES (Rede de Compartilhamento de Conteúdos entre as Instituições Federais de Ensino Superior) e a Televisión América Latina – TAL (Rede de Compartilhamento de Conteúdos entre as Televisões Educativas e Culturais da América Latina).
Qual o objetivo de uma emissora educativa e cultural?
A TV UFG tem compromisso com a comunicação pública, a cidadania, a diversidade, a igualdade, a cultura, a informação, a democracia, a educação, a ciência, a infância, a história, o esporte, o cerrado, a juventude, a saúde, a sociedade, a natureza e as pessoas. São 20 compromissos que visam contribuir para a construção de uma comunicação pública de qualidade, com discussões sobre temas de relevância para a sociedade, abordagens contextualizadas e pluralismo de olhares e vozes.
Ok, mas como posso assistir a programação da TV UFG?
A nossa programação é exibida em Goiânia e Região Metropolitana no canal digital 15.1 em sinal aberto (UHF) ou no canal 21 da NET- Goiânia. Também é possível assistir a TV UFG no player localizado na página inicial do nosso site.
Está com dificuldades para assistir a TV UFG?
Confira a página Como Sintonizar.
Ser um espaço multiplataforma de produção e difusão de conteúdos que contribuam para a reflexão sobre a sociedade brasileira, a formação crítica do cidadão e a divulgação do conhecimento, em especial, o produzido na Universidade Federal de Goiás.
Ser referência na produção e difusão de conteúdos educativos e culturais que impactem e transformem positivamente a vida do cidadão.
ÉTICA
Respeito aos indivíduos e aos valores éticos no exercício da comunicação.
DIVERSIDADE
Respeito à pluralidade e diversidade.
RESPONSABILIDADE
Promoção da informação e comunicação como direito humano fundamental.
EXCELÊNCIA
Compromisso com a difusão de conteúdos de finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas.
INOVAÇÃO
Compromisso com a inovação, a participação social e o trabalho coletivo na construção da TV UFG.
HISTÓRICO
1962
Universidade Federal de Goiás solicita ao governo federal a concessão de uma emissora de rádio e uma televisão. A concessão radiofônica (que deu origem à Rádio Universitária da UFG) é outorgada, porém a televisiva não.
1963 – 1995
Durante os anos seguintes a Universidade tem a oportunidade de ocupar três diferentes canais, mas é impedida de concretizar o projeto devido à falta de recursos financeiros.
1996
Com a instituição da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), as tentativas de obter um canal educativo e cultural para a UFG são intensificadas.
1999
Fundação RTVE solicita ao Ministério das Comunicações a concessão do canal 5-E.
2003
Enquanto a Fundação RTVE aguarda a decisão do governo federal, estudantes da então Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG (Facomb), hoje Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), denunciam em sala de aula que o canal 5-E havia sido concedido a uma fundação ligada à igreja evangélica. A notícia havia sido publicada em um jornal de Goiânia. A Fundação RTVE procura o Ministério das Comunicações e a informação é confirmada pelo mesmo.
Sociedade civil e entidades se mobilizam em defesa do canal de televisão da UFG. O Fórum em Defesa do Canal Educativo para a UFG, composto por mais de 20 entidades e parlamentares, é constituído e convoca uma sessão extraordinária da Assembleia Geral Universitária, que reúne os órgãos máximos de deliberação da UFG. A sessão é realizada juntamente com uma audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia e conta com ampla participação da sociedade civil e autoridades. Apesar das manifestações contrárias, o canal 5-E foi não é concedido à Fundação RTVE.
2004
Atendendo a uma solicitação da Fundação RTVE, o Ministério das Comunicações requer à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a mudança técnica do canal 13-E de repetidor para emissor, o que possibilitaria que a TV UFG não apenas retransmitisse como gerasse conteúdos.
O Decreto Legislativo n. 806, que concede o canal 13-E para a Fundação RTVE, é publicado no Diário Oficial da União.
14 de dezembro de 2009
A TV UFG entra no ar abrangendo em sinal aberto Goiânia e Região Metropolitana.
GESTÃO
Profª. Dra. Silvana Coleta Santos Pereira
Diretora Executiva da Fundação RTVE
Ma. Vanessa Bandeira
Diretora da TV UFG
Michaell Patarelo
Diretor Administrativo Financeiro
Me. Thiago Moreira
Gerente de Engenharia e Operações
Kitia Rubia
Gerente de Produção
Camila Cândida
Gerente de Gestão de Pessoas
Thiago Guimaraes
Gerente de Projetos
Ma. Marília Almeida
Assessora de Comunicação e Ouvidora
Aleksandra Luiza de Oliveira Lima
Gerente de Controladoria
Washington de Aquino Silva
Gerente de Compras
COMITÊ EDITORIAL E DE PROGRAMAÇÃO
Os conteúdos audiovisuais produzidos, apoiados e veiculados pela TV UFG passam pela avaliação do Comitê Editorial e de Programação, que tem a função de zelar pela qualidade da nossa programação e analisar as propostas de novos conteúdos para a TV UFG. Formado por representantes indicados pela Universidade Federal de Goiás e da comunidade externa, o Comitê se reúne no mínimo duas vezes ao ano.
Se você tem uma proposta de produção, coprodução, apoio e/ou veiculação de conteúdos para a grade de programação da TV UFG, preencha o formulário disponível no menu Participação.
Maurício Fernando Schneider Kist
Representante da Rádio Universitária – UFG
Presidente do Comitê Editorial e de Programação da UFG
Marcelo Henrique da Costa
Representante da Comunidade Externa à UFG
Mariza Fernandes
Representante da Secretaria de Comunicação – SECOM/UFG
Ana Paula Ladeira
Representante da Comunidade Externa à UFG
Iwens Gervasio Sene Júnior
Representante do Instituto de Informática – INF/UFG
Fausto Nomura
Representante do Instituto de Ciências Biológicas – ICB/UFG
Everton Sotto Tibiriçá Rosa
Representante da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – FACE/UFG
Diego Trindade D’Ávila Magalhães
Representante da Faculdade de Ciências Sociais – FCS/UFG
DOCUMENTOS