Campanha Xixi e Cocô
Você sabia que seu xixi e cocô são ricos em informações sobre você?
A frequência das idas ao banheiro, a coloração da urina e das fezes, a consistência ou formato do cocô, dores na hora de urinar ou defecar: tudo isso diz muito sobre a sua saúde! Que tal perder a vergonha e dar uma atenção especial ao seu xixi e ao seu cocô?
As fezes humanas cheiram mal e não são muito agradáveis, mas elas são apenas o resíduo que o corpo coloca pra fora após o processo de digestão alimentar.
Não existe uma frequência certa para se fazer cocô, embora o normal é que as pessoas o façam uma ou duas vezes por dia. Mas se você não se encaixa neste perfil e mesmo assim se sente bem, então, está tudo bem.
Para que você possa ter um cocô saudável, duas dicas são fundamentais: beba bastante água e tenha uma alimentação rica em fibras.
Caso você perceba anormalidades, como constância em intestino preso, dores na hora de fazer cocô ou até mesmo sangue em suas fezes, o ideal é procurar assistência médica.
Você já reparou na cor do seu cocô? Um cocô marrom significa que você está bem. Esta é a cor natural do cocô. Mas se você notar que o seu cocô está com alguma das cores a seguir, o ideal é procurar uma assistência médica.
Um cocô verde pode significar que a comida está se movendo muito rápido pelo seu intestino, mas pode ser também apenas que você comeu muitas folhas ou comidas de cor verde.
Um cocô amarelo, gorduroso, pode indicar excesso de gordura na sua alimentação ou alguma dificuldade do seu corpo na absorção de gordura.
Um cocô preto pode ser sinal de sangramento interno, causado por doenças como úlcera ou câncer. Um cocô muito claro, branco ou cor de argila, pode significar obstrução das vias biliares.
Um cocô vermelho ou com sinais de sangue pode significar câncer.
E ao formato do seu cocô? Você dá atenção? Um cocô cilíndrico e macio é o ideal, significa que você está saudável. Um cocô em bolinhas macias não é ruim, é algo normal quando você evacua várias vezes ao dia.
Um cocô cilíndrico, mas com rachaduras na superfície, significa que você precisa beber mais água.
Um cocô cilíndrico, mas encaroçado, significa que você precisa beber mais água e melhorar a sua alimentação – especialmente no consumo de fibras.
Um cocô em bolinhas duras e separadas significa que você não está bebendo água de forma correta e precisa comer mais frutas, mais fibras.
Um cocô macio e mole, com as bordas esfarrapadas, é até normal, mas é sinal de que você pode estar indo para uma diarréia.
Um cocô aguado, mole, sem pedaços sólidos, é sinal de diarreia, ou seja, de que você está com alguma infecção. Neste caso, o ideal é beber muita água. Se o problema persistir, procure assistência médica.
Um cocô macio, que gruda na lateral do vaso, pode significar excesso de gordura na sua alimentação ou que seu corpo não está absorvendo bem gordura – o que pode ser sinal de algum problema de saúde. Em caso de persistência, procure assistência médica.
A urina é uma secreção que o corpo humano coloca pra fora após a filtragem do sangue nos rins. O xixi humano é composto de cerca de três mil substâncias, mas 95% dela é agua. Por isso, a urina é também rica em informações sobre você e sua saúde.
É sempre bom ficar atento à frequência em que você faz xixi e à cor do líquido, entre outras coisas. Por exemplo, é importante lembrar que sentir dor na hora de urinar não é normal.
Em caso de qualquer anormalidade ou suspeita, o ideal é procurar assistência médica. Lembre-se: é importante estar sempre bem hidratado e não segurar a vontade de fazer xixi por muito tempo.
Você dá atenção à cor do seu xixi? Urina em cores claras, como transparente ou amarelo claro, significa que você está bem hidratado e, possivelmente, bem de saúde.
Urina em cores médias, como amarelo forte ou laranja, significa que você não está bem hidratado – o que não é saudável.
Urina em cores escuras, como marrom ou até mesmo vermelho são sinais de perigo, dignifica que você está desidratado ou com algum problema de saúde. Se isso persistir, procure assistência médica.